top of page

8 Passos para começar a importar

Se você é empresário e deseja começar a importar, confira o passo-a-passo que preparamos para ajudar você a ter um panorama geral de uma operação de importação.




1- Conheça o produto que pode ser importado! Nem todos os produtos podem ser importados, alguns precisam ter anuência. Para saber se a importação pretendida requer licenciamento, é necessário consultar o Simulador de Tratamento Administrativo de Importação do Siscomex. link :http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/


2- Procure a HC Logística! A HC Logística presta serviços de desembaraço aduaneiro e frete internacional para importadores e exportadores. Temos mais de 18 anos atuando no mercado internacional, vamos ajudar sua empresa a crescer!


3- Pesquise o NCM e todos os custos de importação! Para conseguir definir a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), é necessário solicitar aos fornecedores escolhidos a classificação fiscal do(s) produto(s) para cotação e informações sobre alíquotas de importação. Nessa etapa, procure-nos para verificarmos os impostos que incidem sobre a importação, além dos valores de Frete Internacional, Seguro e das demais taxas e despesas administrativas e alfandegárias que compõem os custos de transação.


4- Defina o que deseja importar e busque fornecedores. É preciso pesquisar a oferta de produtos nos países exportadores, com foco naqueles que apresentem viabilidade de comercialização no Brasil, com boa receptividade e margem de lucro compensadora. É necessário levantar dados de potenciais fornecedores com capacidade para atender sua demanda com qualidade e segurança, entre outras informações necessárias para verificar se este será o melhor fornecedor para fechar negócio.5- Negocie com o fornecedor Você deve negociar valores, prazo de entrega, forma de pagamento, solicitar amostras e tudo aquilo que favoreça a operação de compra. è preciso saber que geralmente os fornecedores exigem pagamento antecipado pela mercadoria.


6- Habilite a sua empresa no Siscomex! Todo importador precisa habilitar-se para utilizar o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), também conhecido como Radar, sistema da Receita Federal para rastreamento da atuação dos Intervenientes Aduaneiro. Recomenda-se que você contate um Despachante Aduaneiro para apoio na sua habilitação e acompanhar os processos legais de importação.


7- Licencie a importação Se a mercadoria exigir o Licenciamento de Importação (LI), deverá ser emitido sob a anuência do órgão brasileiro competente para analisar o tipo de produto que será importado. Caso a importação não precise do LI, o Despachante Aduaneiro precisa emitir antes do embarque do produto.


8- Momento do Desembaraço Aduaneiro da carga! Com a documentação da compra e mercadoria em território brasileiro, iniciará o processo de liberação da mercadoria, que será feito pelo despachante aduaneiro por meio da análise de toda a documentação de importação para providenciar a DI junto ao Siscomex, recolhendo os impostos devidos, até a emissão do Comprovante de Importação (CI), que é o desembaraço aduaneiro da mercadoria.


190 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Informações

bottom of page